quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Centenário de Jorge Amado - 1912 - 2012.

 
(Selo comemorativo do centenário - Máquina Estúdio)


Nobres leitores e belas Damas leitoras que acompanham o Curtindo Linguagens, hoje, 10 de agosto de 2011, se estivesse vivo, o escritor baiano Jorge Amado celebraria 99 anos de vida. Como o criador e editor deste blogue é também um leitor entusiasmado da obra jorgeamadiana, o Curtindo Linguagens publicará as principais novidades que dizem respeito às comemorações do Centenário de Jorge Amado, que acontecerá em 2012. Mas, já a partir de agora a Bahia e o Brasil se dedicam em refletir e homenagear àquele que é um dos maiores escritores da Literatura Brasileira.
A Companhia das Letras, que detém os direitos autorais de Jorge, e está republicando toda a obra  do escritor, já divulgou uma programação para as comemorações, cujo calendário ainda está sujeito a alterações. Confira a programação divulgada, clique e acesse.




PRIMEIRO EVENTO

Um dos primeiro eventos do Centenário já está marcado, é o Curso Jorge Amado, I Colóquio de Literatura Brasileira, que acontecerá na Academia de Letras da Bahia (ALB) em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA). O Curso ocorre nos dias 22 a 26 de agosto de 2011, em Salvador na sede da ALB.
Eu estarei por lá apresentando uma comunicação intitulada "Jorge Amado nas encruzilhadas dos ebós: do passado de epopeia ao presente de esplendor", que resulta da apreciação dos romances Tocaia Grande e O sumiço da santa, dentro do conjunto da obra de Jorge.

Mais notícias podem ser conferidas também no Blog da Companhia.

A COMISSÃO:

A comissão do centenário de Jorge Amado está composta da seguinte forma:
  • Cecilia Amado e João Jorge Amado Filho, representantes da família de Jorge Amado;
  • Myriam Fraga, da Fundação Casa de Jorge Amado;
  • Alberto da Costa e Silva, Academia Brasileira de Letras;
  • Lilia Schwarcz e Thyago Nogueira, Companhia das Letras;
  • Adriana Vendramini, Grapiúna Produções/Copyrights;

O SELO E A ASSESSORIA

O selo comemorativo foi criado por Máquina Estúdio. Será usado em todos os livros e nos projetos aprovados pela comissão do centenário.


Envio de projetos para receber o selo da comissão: adriana.vendramini@copyrights.com.br

Assessoria de imprensa do centenário:
Renata Megale/11 9457 7515 / estudio@renatamegale.com.br
Outras informações www.centenariojorgeamado.com.br ou www.jorgeamado.com.br



Por: Gildeone dos Santos Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário