quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A Furna Misteriosa - 1ª Nota


(Ascenção - Gilvan Samico - Ficha Técnica: 2004. Xilogravura 93,2 x 53,5 cm)

“A Furna Misteriosa”
1ª Nota

“Chame o Povo e metam o pé na Estrada, que, se vocês acharem a minha Furna, vão encontrar o Ouro, a Prata e os Diamantes! Ganham a Coroa da Pedra Cristalina, e eu, ainda por cima, faço a felicidade de vocês!”
(Ariano Suassuna – Romance d’A Pedra do Reino¹)


Dedicatória
Aos da minha Real e querida Aldeia Sisaleira!
E aos demais...

 Nobres leitores e leitoras, é Ano Novo, aqui, sentado na cadeira de réu, diante dos olhos de todos que me leem, inicio mais uma Aventura pelas veredas das Letras. Enquanto risco um verso e outro, me vi tentado a prosear algumas observações, inquirições diversas a respeito dos mais diversos assuntos. Como observaram os Vossos olhos de águia, o título dessa Coluna, que ainda não tem cronograma definido de publicação, é “A Furna Misteriosa”, inspirado no Cantar da “Airesiana Brasileira n° 1”, do Nobre e Real escritor Ariano Suassuna, a quem dedico meus estudos enquanto pesquisador e estudioso da Literatura, almejando apenas fazer aparecer leituras e discussões pertinentes a respeito de sua obra.
Pois bem, como eu vinha dizendo, nesses novos tempos de mais um tempo que se inicia, após o corte que o calendário ocidental nos dedica, e passadas as felicitações todas que foram derramadas junto com as Sidras Mundo à fora, a hora agora é de se colocar todos os sentimentos e aspirações em prática. Agora, mais do que nunca, o que o mundo precisa, bem como a minha Nobre, Real e querida Aldeia Sisaleira, é de ação. Passos que coloquem em prática todos os discursos proferidos entre abraços e laços que se (re)construíram entre um abraço e outro, entre uma confraternização e outra, entre um sms e outro, entre uma postagem, uma curtida e coisa e tal...


* * *


Para que esse nosso primeiro contato seja apenas um aperitivo de tantos outros que se seguirão, concluo minhas primeiras observações inspirado exatamente na Epígrafe suassuniana que me conduziu na estruturação desse novo projeto: “Chame o Povo e metam o pé na Estrada”! Pois, para ganhar a Coroa a que aspiramos é preciso agir, e ação demanda Planejamento que, por sua vez, demanda tempo de dedicação, tardes e noites perdidas, discussões, algumas vezes acaloradas, mas sempre seguindo caminhos de maturidade, para que possam gerar bons resultados. Se precisamos todos de novos caminhos, esses caminhos precisam estar cada vez mais sólidos e organizados, para que dentro dos próximos 364 dias estejamos celebrando mais um corte de tempo, com muito mais felicidade coletiva e, principalmente, com a consciência verdadeira do dever cumprido. A Furna Misteriosa está diante de todos nós, o que ela exige é apenas a Coragem, a Coragem para tomar as decisões necessárias para a construção do futuro que, se me permitem, já começou, “o futuro já começou”! É hora de pular a parte da festa e ascender-nos, guiados pelas asas dos nossos sonhos e iluminados pelo horizonte que se desenha à frente! 
E, com a licença de Vossas Excelências, o réu se retira, para voltar mais a diante com outras tantas Notas.



1. (SUASSUNA, Ariano. Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. 9.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário